Com esta vitória muito sofrida, graças ao golo solitário de Micah Richards à entrada para o último quarto de hora, o City disputará agora o apuramento para a final com o vizinho Manchester United.

No jogo que juntava o terceiro classificado da Primeira Liga (a sete pontos do líder United) ao 10.º do segundo escalão, o mais cotado sofreu bastante para superar o inesperado “carrasco” do Everton nos oitavos de final.

O City disputará agora com o United a passagem a final, o que o segundo clube de Manchester não consegue há 30 anos, tendo conquistado o último dos quatro troféus “arrumados” no seu historial na edição de 1969 (1-0 ao Leicester).

No outro jogo de hoje dos quartos de final, o Stoke City bateu em casa o West Ham por 2-1, recebendo agora o Bolton nas meias-finais.

Um dia depois de Manchester United e Bolton, o Stoke City fez valer o favoritismo sobre uma equipa que luta actualmente pela permanência na liga principal e podia mesmo ter alcançado um triunfo mais dilatado.

Logo aos 12 minutos, Robert Huth inaugurou o marcador para os donos da casa, vantagem desfeita à passagem da primeira meia hora de jogo, com um golo de Frederic Piquionne.

Dois minutos após o reatamento, Matthew Etherington podia ter recolocado o Stoke City na frente do marcador, não tivesse falhado uma grande penalidade.

No entanto, os anfitriões regressaram com justiça à vantagem aos 63 minutos, por intermédio de Danny Higginbotham, fechando o resultado final.

No sábado, o Manchester United venceu por 2-0 o “clássico” com o Arsenal, enquanto o Bolton ganhou no terreno do Birmingham por 3-2, com o golo da vitória a surgir no minuto 90.