Um “hat-trick” de Wayne Rooney na segunda parte, em menos de 15 minutos, deu hoje a volta a uma desvantagem de 0-2 e lançou o Manchester United para um triunfo por 4-2 na visita ao West Ham, na 31.ª jornada da Liga inglesa de futebol.

Com este triunfo, o Manchester United dilatou para oito pontos, embora ainda provisoriamente, a vantagem sobre o perseguidor directo Arsenal, que tem menos dois jogos e recebe, ainda hoje, o Blackburn Rovers no compromisso desta ronda.

Ainda na luta para assegurar a manutenção, o West Ham, na 18.ª e antepenúltima posição, começou o embate com o líder da melhor forma e, aos 25 minutos, já vencia por 2-0, depois de duas grandes penalidades cobradas com sucesso por Mark Noble (11 e 25 minutos).

Em vantagem por duas bolas, os adeptos que rumaram até ao Boleyn Ground começavam a acreditar que o West Ham, que contou com o português Manuel da Costa durante os 90 minutos, estaria lançado para somar o quinto jogo consecutivo invicto (duas vitórias e dois empates), mas Rooney foi o obreiro da reviravolta no segundo tempo.

O “festival” da recuperação começou aos 65 minutos e prosseguiu aos 73, para encerrar seis minutos depois na cobrança de uma grande penalidade.

Um minuto depois do internacional português Nani ter entrado para o lugar do herói do jogo (88 minutos), o mexicano Javier Hernandez, que entrou logo no reatamento para substituir o francês Patrice Evra, marcou o quarto para os forasteiros e fechou a contagem.