O treinador escocês Kenny Dalglish assinou hoje um contrato por três anos com o Liverpool, da Liga inglesa de futebol.

Dalglish, antigo jogador do Liverpool, já tinha treinado os “reds” entre 1984 e 1991 e regressou em Janeiro deste ano ao clube, que conta com o internacional português Raul Meireles, para substituir Roy Hodgson no comando técnico da equipa, com um contrato de seis meses.

Quando faltam duas jornadas para o final do campeonato e depois de perder em Dezembro jogadores como Fernando Torres, campeão europeu e mundial com a Espanha, o Liverpool segue agora na quinta posição, que dá acesso à Liga Europa, depois de ter andado por lugares próximos da zona de despromoção.

No momento da celebração do novo contrato, o principal accionista do clube, John Henry, reconheceu Dalglish como «uma lenda do Liverpool, como jogador e treinador».

O escocês classificou o acordo como «uma notícia fantástica» para si e para Steve Clarke [já foi adjunto de José Mourinho no Chelsea], que o vai acompanhar como número dois na equipa técnica.

«Este é um clube de futebol único e estou encantado por ter a oportunidade de ajudar a construir algo de especial», disse o técnico escocês, cuja ligação com o Liverpool começou em 1977, quando trocou o Celtic de Glasgow pelo clube inglês.

Como jogador, Dalglish ganhou cinco títulos de campeão inglês, três taças dos Campeões Europeus e uma supertaça europeia e, como treinador do Liverpool, levou o clube à conquista de três títulos de campeão e duas taças de Inglaterra.