O Manchester City conquistou hoje a quinta Taça de Inglaterra em futebol da sua história, horas depois do vizinho United ter assegurado o 19.º título na Premier League.

Numa final que juntava uma equipa que ainda corre pela entrada directa na Liga dos Campeões de 2011/2012 e o Stoke City, a disputar pela primeira vez a final da centenária competição, bastou um golo do marfinense Yaya Toure, à entrada para o último quarto de hora, para assegurar o troféu.

O enorme investimento no plantel para esta temporada começou a produzir agora resultados desportivos, permitindo ao treinador italiano Roberto Mancini conquistar o primeiro título ao serviço do Manchester City.

O Manchester City dominou no primeiro tempo, mas não conseguiu materializar o ascendente em golos, também por culpa da boa exibição do guarda-redes dinamarquês Thomas Sorensen.

Na segunda metade, o jogo foi bem mais equilibrado e até foi numa fase em que o Stoke City arriscava mais que o City chegou ao golo que acabou com um “jejum” de títulos que se arrastava há 35 anos.

O segundo clube de Manchester não conquistava qualquer título desde 1975, quando ganhou a segunda Taça da Liga da sua história. Na Taça de Inglaterra, o clube tinha erguido o último troféu em 1969 e disputado a última final em 1981.