O West Ham desceu hoje ao segundo escalão do futebol inglês, depois de perder por 3-2 em casa do Wigan, em jogo da 37.ª e penúltima jornada da Primeira Liga inglesa de futebol.

Com esta vitória “arrancada a ferros” no último minuto, o Wigan, que estava a perder ao intervalo por 2-0, deu a volta ao marcador e derrotou a equipa de Manuel Da Costa e Luís Boa Morte, com golos aos 57, 68 e 90 minutos, o primeiro e último por Charles N’Zogia e o segundo por Conor Sammou.

Manuel da Costa não saiu do banco, enquanto Luís Boa Morte nem sequer foi convocado. Após o jogo foi anunciada a demissão do técnico Avram Grant.

A última jornada, a 38ª, ditará quem vai descer, estando cinco equipas em risco: Wolverhampton (40 pontos), Blackburn (40), Birmingham (39), Blackpool (39) e Wigan (39).

Paralelamente à luta pela manutenção, desenrola-se outra de acesso à única vaga à Liga Europa, tendo o Tottenham dado um passo decisivo, ao bater por 2-0, em Anfield Road, o seu adversário directo nessa luta, o Liverpool, com golos de Van der Vaart e Modric.

Nos outros jogos da 37.ª jornada hoje disputados, o Arsenal protagonizou a surpresa ao perder no Emirates com o Aston Villa por 2-1, derrota essa que o afastou definitivamente do segundo lugar e lhe pode custar o terceiro lugar e o consequente acesso directo à Liga dos Campeões.

Com efeito, o quarto classificado e seu mais directo perseguidor, o Manchester City, fecha a ronda recebendo terça-feira o Stoke City, curiosamente o adversário que venceu (1-0) sábado na final da Taça de Inglaterra, e caso vença ultrapassará os “gunners”.

Por seu lado, o Chelsea escorregou em casa, ao empatar 2-2 frente ao Newcastle, mas garantiu o segundo lugar.

O Manchester United conquistou sábado o seu 19.º título inglês, superando o recorde do Liverpool (18), ao empatar a uma bola em casa do Blackburn Rovers.