O Manchester City conseguiu esta tarde uma goleada histórica em Old Trafford, vergando o rival Manchester United a uns inacreditáveis 1-6, em jogo da nona jornada da Premier League.

É preciso recuar até 1926 para voltar a encontrar um duelo entre os dois rivais onde os 'citizens' tenham marcado seis golos aos 'red devils'.

Esta tarde memorável da equipa de Roberto Mancini começou a escrever-se aos 23, com um golo de Balotelli, após uma excelente assistência de Milner. Curiosamente, o City pouco tinha feito até esse momento para justificar a vantagem. Era o United quem tinha maior domínio do jogo, com os líderes do campeonato a resistirem à ofensiva de Rooney, Nani e companhia.

 Todavia, o golo teve o condão de inverter a tendência da partida. O City assumiu o controlo do encontro, demonstrando sempre grande personalidade, segurança na posse de bola e um enorme acerto nas marcações. A vantagem chegou até ao intervalo inalterada, deixando antever um segundo tempo emotivo.

A expulsão de Evans, aos 47', precipitou o descalabro do United. Com 10 jogadores, os 'diabos vermelhos' não conseguiram esboçar uma reação sólida e viam-se cada vez mais impotentes para conter o ataque do rival. Assim, em nova grande jogada de Milner, surge o 0-2, novamente por Balotelli (60'). O polémico avançado italiano foi tremendamente eficaz no desvio na pequena área e fez o seu quinto golo no campeonato.

Alex Ferguson lançou Chicharito e Jones, mas a história do jogo parecia já escrita. Assim, o 0-3 não foi surpresa e surgiu aos 69, por Aguero, deixando os mais de 75 mil espectadores em Old Trafford incrédulos. Roberto Mancini não quis que a equipa relaxasse e lançou ainda Nasri e Dzeko, com o bósnio a saltar a tempo do banco para deixar uma forte marca na goleada. 

Aos 81', e depois de uma série de ataques feitos mais com o coração do que com a cabeça, o United marcou o seu golo de honra, num belo golo de Fletcher de fora da área.

Depois, só deu City. Aos 90, 90+1 e 90+2, a equipa forasteira marcou por três vezes (Dzeko, Silva e outra vez Dzeko), elevando a vitória para expressivos 1-6. Uma goleada histórica que reforça a liderança do Manchester City, com 25 pontos em nove jogos.