As duas equipas de Manchester venceram hoje os seus jogos da 14.ª jornada da liga inglesa de futebol e mantiveram as diferenças relativas no topo da classificação, com o City cinco pontos à frente do United.

O Manchester City começou por golear o Norwich, por 5-1, mas depois o Manchester United respondeu bem, com um triunfo no Villa Park de Birmingham, ao Aston Villa, por 1-0, golo de Phil Jones aos 20 minutos, com assistência do português Nani.

O Tottenham consolidou o terceiro lugar, ao bater o Bolton por 3-0, ao mesmo tempo que o Chelsea, treinado pelo português André Villas Boas, ganhou pela mesma margem ao Newcastle, regressando ao quarto posto da classificação.

A quatro dias de um jogo decisivo em Basileia para a Liga dos Campeões, os pupilos de Alex Ferguson superaram uma deslocação difícil, com saldo negativo em termos de lesões, já que o mexicano “Chicharito” teve de ser substituído por lesão, devendo parar um mês.

O Manchester City lidera, com 38 pontos (em 42 possíveis), contra 33 do United, 31 do Tottenham e 28 do Chelsea.

Os “citizens” continuam imparáveis e voltaram a “faturar” uma goleada, com a vítima a ser o Norwich, derrotado por 5-1.

Aguero, Nasri, Touré, Balotelli e Johnson marcaram pelo Manchester City, que esta época não está a dar hipóteses a ninguém: em 14 jogos, apenas cedeu dois empates e tem já uma impressionante diferença de golos positiva de 35 (48-13). Morrison marcou o tento de honra do Norwich.

O Totenham firma-se no segundo, graças aos golos de Bale, Lennon e Defoe na vitória sobre o Bolton por 3-0. Pela mesma marca ganhou o Chelsea em Newcastle, num jogo “louco”, de futebol ofensivo dos dois lados, em que valeram os golos de Drogba, Kalou e Sturridge.

A equipa londrina procura inverter a tendência francamente negativa das últimas semanas, em que perdeu cinco em sete jogos disputados. O seu próximo compromisso é o crucial jogo com o Valência, na Liga dos Campeões, após o qual defrontarão o City para o campeonato inglês.

Boa jornada também para o Arsenal, com goleada de 4-0, com golos de Arteta, Vermaelen, Gervinho e Van Persie, mas há que destacar que o Wigan é o “lanterna vermelha”.

O Blackburn bateu o Swansea, por 4-2, com um “poker” de Yakubu, enquanto Queens Park Rangers e West Bromwich Albion empataram, 1-1.

Domingo jogam Everton e Stoke e Wolverhampton e Sunderland - equipa que deverá estrear o treinador Martin O'Neill, após ter despedido a meio da semana Steve Bruce.