O West Ham, atual terceiro classificado na segunda divisão inglesa de futebol, revelou hoje que apresentou uma nova proposta para a compra do Estádio Olímpico de Londres após os Jogos Olímpicos, que vão decorrer em julho e agosto.

O West Ham já tinha ganho o direito para a aquisição da infraestrutura, mas o negócio abortou em outubro, depois de uma batalha legal desenvolvida pelo Tottenham, que fez uma proposta falhada, e pelo clube Leyton Orient e por um anónimo, que apresentou queixa à Comissão Europeia.

Tottenham e Leyton Orient protestaram a decisão de conceder ao West Ham o direito de aquisição do estádio e a Olympic Park Legacy Company (OPLC) decidiu reiniciar o processo, oferecendo uma base de locação em vez da aquisição permanente.

Hoje, o West Ham conheceu a intenção de locação por 99 anos do estádio e Karren Brady Hopes, vice-presidente do clube londrino, admitiu que a nova proposta poderá ser bem sucedida.

A responsável disse que acredita que o estádio «possa ter uma utilização multiusos».

Os responsáveis dos Jogos Olímpicos Londres2012 temiam que a Justiça demorasse anos a decidir sobre o futuro do estádio, pelo que decidiram-se pela reabertura do processo.

O Estádio Olímpico de Londres custou 770 milhões de euros.