O futebolista búlgaro Stiliyan Petrov, capitão do Aston Villa, anunciou hoje o abandono da sua carreira profissional, devido a uma leucemia aguda, diagnosticada há poucos dias.

«Acabou-se o futebol. Agora começo uma batalha pela minha vida, e vou lutar até final», afirmou o jogador, de 32 anos, numa entrevista ao jornal desportivo búlgaro Tema Sport.

Stiliyan Petrov explicou que no passado domingo sentiu uma dor de cabeça estranha durante um jogo da Liga inglesa e foi examinado pelos médicos durante o intervalo.

Apesar de ter sido aconselhado a não alinhar na segunda parte, o capitão do Aston Villa decidiu manter-se em campo até ao final da partida.

«De repente as minhas forças esfumaram-se na segunda parte. A vida é assim, há uma semana estava a tomar café com uns amigos em Londres e agora estou a falar destas coisas espantosas. Lutarei, isso está garantido», afirmou o jogador.

Petrov, que totaliza 105 internacionalizações, vai iniciar os tratamentos na segunda-feira, em Londres, afirmou o médico da seleção búlgara Mijail Iliev, em declarações à cadeia televisiva bTV.

«Quando me ligou esperei que fosse para me dar boas notícias. Foi direto, disse-me que tinham confirmado a leucemia. Esta notícia deixou-me triste», disse o médico.

Mijail Iliev mostra-se esperançado na cura, pois «tal como há novas doenças, há também novos tratamentos de cura».

Petrov assinou pelo Aston Villa em 2006, proveniente do Celtic de Glasgow, por 6,5 milhões de libras (cerca de oito milhões de euros).

Ao serviço da equipa de Birmingham, o médio búlgaro disputou 219 jogos e apontou 13 golos.