O Newcastle aliou hoje a vitória sobre o Bolton (2-0) à inesperada derrota caseira do Tottenham com o Norwich (1-2) na 33.ª jornada da liga inglesa de futebol, colocando ao rubro a qualificação para a Liga dos Campeões.

Os golos do francês de origem tunisina Hatem Ben Arfa (72 minutos) e do senegalês Demba Cissé (83) permitiram ao Newcastle vencer o Bolton, ao mesmo tempo que o Tottenham não conseguiu desfazer a igualdade 1-1 ao intervalo e perdeu com o modesto Norwich, somando o segundo jogo sem vencer no campeonato.

O irlandês Anthony Dilkington colocou o Norwich em vantagem (13) e o inglês Jermain Defoe igualou (33) para o Tottenham, mas o britânico Elliott Benett (66) semeou a desilusão no White Hart Lane, deixando os "spurs" à beira de um ataque de nervos.

O Newcastle aumentou o saldo para 59 pontos, os mesmos que Tottenham, mas o Chelsea, o único clube inglês semifinalista na edição deste ano na Liga dos Campeões, pode igualar a pontuação das duas equipas se vencer o Fulham nesta segunda-feira, à noite.

Se o Chelsea de Bosingwa, Raul Meireles, Paulo Ferreira e Hilário vencer o Fulham de Orlando Sá por dois golos ou mais, os "blues" ultrapassam Newcastle e Tottenham e fixam-se no quarto lugar.

No outro jogo da tarde de hoje, o Everton impôs 4-0 em casa ao Sunderland, com os golos a serem obtidos na segunda parte pelo francês Magaye Gueye (52), pelo sul-africano Steven Pienaar (75), pelo inglês Leon Osman (76) e o nigeriano Victor Anicebe (81).

O Everton, semifinalista da Taça de Inglaterra, manteve o sétimo lugar, enquanto o Sunderland desceu de nono para décimo e pode ser ultrapassado pelo Fulham.

A ronda prossegue esta tarde com o Aston Villa-Stoke City e, à noite, atuam Fulham e Chelsea.

Na terça-feira, Blackburn recebe Liverpool e, no dia seguinte, o líder Manchester United visita o Wigan, o West Bromwich recebe o Arsenal e o Queens Park Rangers joga em casa com o Swansea.