O Manchester United recebeu e venceu hoje o Swansea, mas apenas por 2-0, pelo que dificilmente poderá revalidar o título de campeão inglês de futebol, pois o Manchester City ganhou pelo mesmo resultado no reduto do Newcastle.

Após a 37.ª e penúltima ronda, os dois clubes de Manchester somam ambos 86 pontos, mas o City tem uma vantagem de oito golos (90-27 contra 88-33), o primeiro critério de desempate em caso de igualdade pontual no final da competição.

Na derradeira ronda da “Premiership”, a 13 de maio, o Manchester City recebe o Queen’s Park Rangers, equipa em luta pela permanência, enquanto o Manchester United visita o tranquilo Sunderland, 11.º classificado.

Em Old Trafford, com o português Nani no banco, o veterano Paul Scholes, aos 28 minutos, e Ashley Young, aos 41, selaram o triunfo do United, que falhou a ansiada goleada, necessária para manter em aberto o sonho do título.

Antes, o City tinha conseguido uma determinante vitória no reduto do Newcastle, também por 2-0, graças a um “bis” do médio costa-marfinense Yaya Touré, aos 70 e 89 minutos.

A formação da casa perdeu uma oportunidade de ouro de ascender ao terceiro lugar, mantendo-se no quinto, com 65 pontos, menos um do que o Tottenham, quarto, que conquistou uma igualdade no reduto do Aston Villa (1-1).

A formação de Birmingham esteve a vencer, graças a um golo do irlandês Ciaran Clark, aos 35 minutos, mas o Tottenham, mesmo com menos um desde os 49 (vermelho direto a Danny Rose), chegou ao empate, aos 61, pelo togolês Emmanuel Adebayor, de penalti.

O Tottenham está no lugar de acesso ao “play-off” da Liga dos Campeões, enquanto o Arsenal (67 pontos), manteve o terceiro posto (entrada direta), que colocou sábado em risco, ao empatar a três na receção ao Norwich.

Na luta pelo acesso à Liga dos Campeões está ainda o Chelsea, que conta 61 pontos, mas tem um jogo em atraso - joga terça-feira no reduto do Liverpool, precisamente a equipa que bateu sábado na final da Taça de Inglaterra (2-1, em Wembley).

A 13 maio, na última ronda, o Arsenal desloca-se ao reduto do West Bromwich, o Tottenham recebe o Fulham, o Newcastle joga em Liverpool, com o Everton, e o Chelsea é anfitrião do Blackburn.