O Southampton complicou a vida, e de que maneira, ao Manchester City na jornada inaugural da Liga Inglesa. Os citizens venceram por 3-2, mas só aos 80 minutos chegaram à vitória por Nasri.

O central português, José Fonte, ajudou a dificultar a tarde de Balotelli e companhia. Ao SAPO Desporto, o defesa conta como o clube contrariou as previsões.

«O prognóstico antes do jogo era que o Manchester City ganharia fácil. Por 5-0 ou 6-0. Nós sabíamos que ia ser difícil, mas estudámos muito bem o adversário e demonstrámos que temos capacidade para estar na Premier League».

Na opinião de José Fonte, o segredo para travar esta constelação de estrelas até bem perto do fim, esteve no «nível de concentração».

«Contra jogadores como estes é preciso ter os níveis de concentração a 120%, caso contrário ao mínimo deslize podemos sofrer um golo». 

José Fonte estava no Crystal Palace (segunda divisão), mas em 2010 decidiu descer à terceira divisão de Inglaterra para abraçar o ambicioso projeto do Southampton. Hoje na Premier League não tem dúvidas em afirmar que foi uma aposta ganha.

«Muitas pessoas não perceberam a minha decisão e até ouvi várias críticas. As pessoas não perceberam porque é que eu optei por descer de divisão. Realmente foi uma situação difícil para mim porque tinha decidir rápido.

O Southampton ofereceu-me um contrato melhor e um grande projeto. Arrisquei e, graças a Deus, correu tudo bem. Nós conseguimos fazer a progressão da Division One (terceira divisão) até à Premier League em pouco tempo. É de louvar o trabalho que foi feito pelo presidente e pelo treinador».

Aos 28 anos, José Fonte viu o seu sonho ganhar forma e hoje pode dizer que joga na principal Liga de Inglaterra.

Agora quer afirmar-se num dos melhores campeonatos do Mundo e, quem sabe, chegar um dia à seleção nacional.