A federação inglesa de futebol (FA) manifestou-se, esta terça-feira, contra a participação de uma equipa conjunta da Grã-Bretanha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, preferindo apresentar-se de forma independente.
O secretário-geral da FA, Alex Horne, confirmou que o organismo está contra a repetição do que aconteceu em Londres2012, no que foi a primeira apresentação olímpica conjunta desde 1960.
«Lutámos muito para formar uma equipa que representasse a Grã-Bretanha nos Jogos de Londres, mas não nos vejo a fazer isso para o Rio», disse Horne, em declarações à Sky Sports. «Jogamos como Inglaterra e estamos orgulhosos de jogar como Inglaterra, e sei que Escócia, Gales e Irlanda do Norte estão orgulhosas de jogar como entidades individuais, não queremos fazer nada que ponha isso em risco», disse.
A equipa olímpica britânica em Londres não teve jogadores da Escócia nem da Irlanda do Norte, cujas federações criticaram a formação de uma equipa única. Jogou essencialmente com ingleses e alguns galeses, como Craig Bellamy e Ryan Giggs.