O chefe da polícia da região de West Yorkshire, Norman Bettison, demitiu-se esta quarta-feira na sequência da abertura de uma investigação à ação policial durante o desastre no estádio de futebol de Hillsborough, em 1989.

Bettison, na altura um inspetor da polícia da região vizinha de South Yorkshire que assistiu à tragédia enquanto espetador e participou depois num inquérito interno, alegou que as críticas à sua intervenção se tornaram uma «distração para a polícia».

Há duas semanas foi anunciada a abertura de uma investigação independente ao alegado encobrimento por parte da polícia, nomeadamente através de desinformação ou alteração de testemunhos.

Ao mesmo tempo, o procurador geral britânico, Keith Starmer, disse que irá ser aferida a abertura de ações judiciais sobre eventuais responsabilidades individuais ou corporativas no desastre.

A "tragédia de Hillsborough" ocorreu em 15 de abril de 1989, no estádio de Hillsborough, em Sheffield, durante o jogo entre o Liverpool e o Nottingham Forest, durante o qual morreram 96 pessoas e dezenas ficaram feridas.

As investigações feitas imediatamente descobriram que as situações de asfixia e esmagamento aconteceram devido à sobrelotação nas entradas para o estádio por falha policial, que também demorou a reagir ao acidente.

Norman Bettison era suposto aposentar-se em março, mas a demissão, com efeito imediato, implica que não receberá qualquer indemnização.