O Manchester City venceu hoje o jogo mais longo da história da Liga inglesa de futebol, com um golo solitário de Carlos Tevez a ser suficiente para bater o Swansea, depois de 102 minutos e 42 segundos.

A difícil vitória, que coloca o City a apenas um ponto do Chelsea, que no domingo recebe o Manchester United, terceiro classificado, no jogo grande da nona jornada da Premier League, ficou marcada por longas interrupções, devido às lesões de Michel Vorm e Micah Richards.

O encontro de Eastlands teve 12 minutos de compensação na segunda parte, depois de o guarda-redes ser assistido por uma lesão na virilha, contraída quando tentou defender o golo de Tevez, aos 61 minutos, e de Richards necessitar de assistência prolongada a uma lesão no joelho.

O tempo extra concedido pelo árbitro Martin Atkinson permitiu que Manchester City e Swansea batessem o anterior recorde, detido por Arsenal e Liverpool: os dois emblemas empataram 1-1, no estádio Emirates, em 2011, num jogo que durou 102 minutos e 26 segundos.

Os campeões ingleses da época passada superaram assim a derrota por 3-1 frente ao Ajax, na Liga dos Campeões, somando agora 21 pontos na liga inglesa.

Resultado semelhante colocou ponto final à série de derrotas do Arsenal. Frente ao Queens Park Rangers, os “gunners” sofreram para arrancar os três pontos e esquecer uma semana negra, com desaires com o Norwich, na Premier League, e o Schalke 04 na Liga dos Campeões.

Mikel Arteta foi o salvador do dia, ao assinar aos 84 minutos, o golo da vitória sobre o último classificado, que teve o português José Bosingwa em campo durante os 90 minutos.

O triunfo valeu a subida do Arsenal ao quarto lugar, que, no entanto, continua a sete pontos do líder Chelsea, que ainda vai defrontar o Manchester United.

Nos outros jogos da jornada, o empate foi o resultado predominante: Stoke City e Sunderland não foram além do nulo inicial, Aston Villa e Norwich ficaram pelo 1-1 e o Reading e o Fulham protagonizaram um festival de golos, que acabou com um 3-3 no marcador.

Só o Wigan conseguiu “salvar-se” do empate, conquistando três pontos frente ao West Ham, com uma vitória caseira por 2-1, e fugindo à linha de despromoção.