A Federação Inglesa de Futebol (FA) abriu hoje um inquérito à acusação, apresentada pelo Chelsea, de que o árbitro Mark Clattenburg terá insultado dois jogadores dos “blues”, no jogo de domingo frente ao Manchester United.

«A FA iniciou uma investigação referente às alegações que se seguiram ao jogo de domingo», diz o organismo, em comunicado.

Um dos visados pelas palavras do árbitro terá sido o médio John Obi Mikel, numa situação que poderá ser interpretada como racismo.

O árbitro já recebeu o apoio da sua classe, que, também em comunicado, destacou a luta dos árbitros contra o racismo, no futebol e na sociedade, e que prestará «apoio total a Mark Clattenburg» nas queixas apresentadas.

«É importante que as alegações sejam totalmente investigadas, através do modo mais adequado e o mais rapidamente possível», disse Alan Leighton, da Associação de Árbitros.

Clattenburg é um dos árbitros candidatos da FIFA a marcar presença no Mundial2014, que se realiza no Brasil.

No jogo de domingo, da Liga Inglesa e disputado em Stamford Bridge, o Chelsea perdeu com o Manchester United por 3-2, com queixas da arbitragem.

Ivanovic e Fernando Torres foram expulsos já na segunda parte, o primeiro com vermelho direto, aos 65 minutos, e o espanhol, aos 68, numa decisão errada do árbitro, ao mostrar o segundo amarelo ao avançado, numa jogada em que foi ele a sofrer um toque.

Já com o Chelsea reduzido a nove jogadores, o United fez o golo da vitória por Javier Hernandez, numa jogada em que o avançado mexicano está em posição irregular.

O Chelsea lidera a Liga inglesa de futebol com 22 pontos, mais um do que Manchester United e Manchester City.