O treinador da equipa de futebol do Manchester United, Alex Ferguson, não acredita que o árbitro inglês Mark Clattenburg tenha dirigido insultos racistas ao jogador do Chelsea John Obi Mikel, ao contrário do que alegam os "blues".

«Não acredito que Clattenburg fizesse comentários como esse. Recuso-me a acreditar. É algo impensável no futebol moderno, portanto não me acredito, é tão simples como isso», afirmou o técnico escocês em conferência de imprensa.

O árbitro internacional de 37 anos foi a figura pela negativa no domingo, aquando da receção do Chelsea ao Manchester United, em jogo da liga inglesa, que terminou com a vitória dos "red devils" por 3-2.

Depois duma arbitragem muito contestada pelo campeão europeu, o clube acusou Clattenburg de comportamento racista e xenófobo em relação ao nigeriano Obi Mikel e ao espanhol Juan Mata.

«Estou a pensar no jogo moderno, no modo como vemos hoje em dia o futebol em comparação com o que se passava há 25 anos atrás. Mudou completamente», sublinhou Ferguson.

«O futebol mudou desde o tempo em que eu era futebolista», concluiu, acrescentando que nos últimos 15 anos nunca teve um futebolista a dizer-lhe que tinha sido vítima deste tipo de insultos por parte dum árbitro.

Por falta de provas apenas foi apresentada queixa formal no caso do médio nigeriano Obi Mikel, cabendo agora à Federação Inglesa de Futebol (FA) investigar o caso.

Também a polícia britânica foi instada a investigar a ocorrência, depois de uma associação de advogados ter feito denúncia da situação.