O campeão Manchester City falhou hoje a subida ao comando da Liga Inglesa de Futebol, ao empatar em casa do West Ham, num jogo sem golos, e que manteve os “citizens” no terceiro lugar do campeonato.

A oportunidade era de “ouro” para a equipa do italiano Roberto Mancini, depois de o Chelsea empatar na visita ao Swansea (1-1), mas o único a tirar proveito da situação foi o Manchester United, que venceu em Old Trafford o Arsenal (2-1).

Os resultados de hoje deixam os “red devils” na frente, com 24 pontos, seguidos de Chelsea, com 23, e de Manchester City, com 22.

Na frente também escorregaram o Everton (4.º), que empatou a dois golos na visita ao Fulham, mas sobretudo o Tottenham, de André Villas Boas, que saiu derrotado, na própria casa, pelo Wigan (1-0) e desceu ao quinto lugar.

O Wigan marcou aos 56 minutos, na sequência de um canto em que o guarda-redes Brad Friedel faz uma primeira defesa, mas em desequilíbrio tentou defender um segundo remate, de Watson, mas já dentro da baliza.

Em Old Trafford, num encontro de históricos, o Manchester United, com Nani no banco (entrou aos 82 minutos para o lugar de Valência), o homem em destaque foi o holandês Robin Van Persie, que abriu caminho ao triunfo, aos três minutos.

Foi o 10.º golo da época para o internacional holandês, que hoje defrontava pela primeira o Arsenal pela primeira vez, clube onde passou oito épocas, desde que chegou a Inglaterra proveniente do Feyenoord.

Os “red devils” chegaram ao segundo aos 67 minutos, num cabeceamento de Patrice Evra e ainda antes de Wilshere deixar o Arsenal reduzido a 10 jogadores, aos 69, depois de ter visto o segundo amarelo.

O encontro terminou praticamente com o “insuficiente” golo do Arsenal, numa insistência do espanhol Santiago Carzola, com um remate em arco aos 90+5 minutos.

O Manchester United defronta o Sporting de Braga na quarta-feira, em Braga, em jogo da quarta jornada do grupo H da Liga dos Campeões, e apura-se para os oitavos de final em caso de vitória. Os bracarenses são terceiros do grupo com três pontos, menos um do que os romenos do Cluj, segundos classificados.