As autoridades inglesas encerraram, esta terça-feira, o processo de investigação ao árbitro Mark Clattenburg, por falta de provas, depois de este ter sido acusado insultar os futebolistas do Chelsea Juan Mata e John Obi Mikel.
O caso remonta a 28 de outubro, dia em que o Chelsea recebeu o Manchester United em jogo da 9.ª jornada da Liga inglesa, após o qual o clube londrino formalizado uma queixa contra o árbitro por alegadamente ter proferido insultos racistas ao jogador John Obi Mikel e ter igualmente ofendido o espanhol Juan Mata, durante o encontro.
As investigações começaram dois dias após o jogo, mas, segundo a Scotland Yard, «nenhuma vítima apresentou queixa». Por este motivo as investigações foram encerradas, uma vez que, de acordo com a polícia britânica, «sem vítimas e sem provas o caso não pode ser investigado».
Na temporada passada, a polícia tinha já aberto uma investigação sobre alegados insultos racistas do defesa do Chelsea John Terry contra Anton Ferdinand, do Queens Park Rangers, tendo o caso acabado no tribunal com a absolvição de Terry.
O defesa dos “blues” foi condenado pela Federação Inglesa com uma multa de 277 mil euros e quatro jogos de suspensão, perdendo a braçadeira de capitão da seleção em consequência do caso.