O Chelsea oficializou através do seu site a contratação de Rafael Benitez para o cargo de treinador dos blues até ao final da presente temporada.

«O dono e a direção do Chelsea acreditam que Benitez tem experiência significativa como treinador ao mais alto nível, que pode ajudar o clube a atingir os objetivos», lê-se no comunicado.

O técnico madrileno, que ganhou duas Ligas espanholas com o Valência, em 2002 e 2004, regressa assim à Premier League dois anos depois de deixar o banco do Liverpool, equipa com que levantou uma taça da “Champions”, em 2005.

Benítez, de 52 anos, tem a difícil tarefa de assumir o comando do Chelsea, quando o clube inglês, campeão europeu na época passada, já não depende de si para seguir em frente na Liga dos Campeões.

Os “blues” anunciaram hoje a rescisão com o treinador Roberto Di Matteo, um dia depois da derrota com a Juventus (3-0), que deixou os ingleses fora da zona de apuramento aos “oitavos” da Liga dos Campeões em futebol.

Com o desaire sofrido em Turim, os campeões europeus desceram ao terceiro lugar do Grupo E, com sete pontos, atrás dos ucranianos do Shakhtar Donetsk (10 pontos) e da Juventus (nove pontos).

Benitez, que em Stamford Bridge vai encontrar o seu pupilo Fernando Torres, é o oitavo treinador que o “patrão” russo do Chelsea, Roman Abramovich, contrata desde a saída do português José Mourinho, há cinco anos.