Inglaterra

22-11-2012 18:29

Árbitro Mark Clattenburg ilibado pela FA da acusação de racismo

Clattenburg é um dos árbitros candidatos da FIFA a marcar presença no Mundial2014, que se realiza no Brasil.
Árbitro Mark Clattenburg ilibado pela FA da acusação de racismo

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

O árbitro Mark Clattenburg foi ilibado pela Federação Inglesa de futebol (FA) da acusação de ter usado «linguagem inapropriada» com dois jogadores do Chelsea, no jogo com o Manchester United.

Ramires, médio do Chelsea e antigo jogador do Benfica, contou que ouviu Clattenburg dizer ao seu colega John Obi Mikel «cala-te seu macaco», durante o encontro dos “blues” com o Manchester United, a 28 de outubro.

A FA informou que concluiu a investigação à «alegada má conduta» do árbitro e que não vai tomar nenhuma ação disciplinar, depois de ter entrevistado os quatros oficiais do jogo e ter visionado as imagens do encontro.

Em comunicado, a entidade revela que o futebolista nigeriano não ouviu o alegado insulto do árbitro, especificando, no entanto, que Ramires fez o comentário de boa fé.

«Saber que era inocente de algo, mas que existia a possibilidade de isso arruinar a minha carreira, foi assustador», reconheceu numa nota o árbitro, que espera que nenhum dos seus colegas passe por algo semelhante no futuro.

O Chelsea aceitou a decisão da FA e destacou o facto de a entidade ter admitido que a atitude dos dois jogadores de denunciar o caso foi a correta.

Clattenburg é um dos árbitros candidatos da FIFA a marcar presença no Mundial2014, que se realiza no Brasil.

No jogo de 28 de outubro, da Liga inglesa e disputado em Stamford Bridge, o Chelsea perdeu com o Manchester United por 3-2, com queixas da arbitragem.

Ivanovic e Fernando Torres foram expulsos já na segunda parte, o primeiro com vermelho direto, aos 65 minutos, e o espanhol, aos 68, numa decisão errada do árbitro, ao mostrar o segundo amarelo ao avançado, numa jogada em que foi ele a sofrer um toque.

Já com o Chelsea reduzido a nove jogadores, o United fez o golo da vitória por Javier Hernandez, numa jogada em que o avançado mexicano está em posição irregular.