Alex Ferguson e Mourinho são amigos desde o tempo em que o português orientou o Chelsea. O escocês não esconde a admiração por Mou e numa recente entrevista à ITV4 disse mesmo que o atual treinador do Real Madrid pode vir a suceder-lhe no comando dos red devils.

«Sem dúvida, ele pode ser o treinador de qualquer equipa em qualquer país», começou por dizer Ferguson, revelando depois que o surpreendeu o percurso do atual técnico merengue.

«Nunca pensei que alguém que nunca jogou ao mais alto nível tivesse a capacidade para ser um treinador de eleição, mas é preciso ter em conta a sua personalidade. Ele é muito forte nessa área e consegue colmatar essa situação. Na primeira conferência de Imprensa que vi pensei que ele tinha a mania que era muito bom e dizia aos jogadores: “Sou «The Special One» e nós não perdemos jogos”. Era inacreditável, um jovem treinador que chega a Inglaterra a dizer que é especial, mas também é verdade que ele conversou com cada jogador e disse sempre para acreditarem que tinham valor para ganhar a Liga.»

Ferguson reconhece ainda que Mourinho tem uma personalidade controversa, mas lembra que isso não parece incomodar o português.  

«Quando ele entrou no meu gabinete soube encaixar uma piada e é isso que gosto dele. Digam o que disserem sobre ele, Mourinho fica sempre a rir. Julgo que não está preocupado por ter uma imagem controversa, porque sabe que os resultados é que contam», terminou o treinador do Manchester United.