O inglês Fabrice Muamba confirmou hoje que não voltará a jogar futebol, nove meses depois de ter sofrido uma paragem cardíaca durante um jogo da Taça de Inglaterra.

«Nunca mais jogarei futebol, nunca mais. Aceito isso. É ter de escolher entre não voltar a jogar ou morrer. Optei por não jogar mais em vez de arriscar morrer prematuramente», disse o antigo jogador do Bolton, de 24 anos, ao canal britânico SkySports.

A 17 de março, Muamba desfaleceu no relvado de White Hart Lane, em Londres, antes do intervalo do encontro dos quartos de final da Taça de Inglaterra contra o Tottenham, tendo estado em paragem cardíaca durante 78 minutos.

O futebolista de origem congolesa anunciou em agosto que punha um ponto final na sua carreira profissional e no início do mês apontou o excesso de treino na pré-época como a possível causa do colapso cardíaco.

«Exigi-me muito, talvez de mais. Estava em forma, mas queria ir ainda mais longe. Estava num complexo em Nova Iorque onde fazíamos de tudo: corrida, musculação, tudo. Creio que pode ter sido uma dessas coisas a provocar a minha paragem cardíaca», explicou.