O guarda-redes do Chelsea Petr Cech afirmou hoje estar muito contente com a decisão da FIFA de aprovar os sistemas de tecnologia da linha de golo, que estão a ser testados no Mundial de Clubes, no Japão.

«Estou muito contente com esta decisão. Estou há dez anos a dizer que o futebol precisa de algo assim», disse Cech em conferência de imprensa realizada no estádio de Yokohama, no Japão.

O internacional checo defende que tecnologias da linha de golo, como o "Olho de Falcão" e o GoalREF, são a solução para acabar com os "golos fantasma".

«Prefiro esperar um pouco para que se tome a decisão correta, que ficar desiludido no final dum jogo. Estou realmente contente que este seja o primeiro torneio em que se usa a tecnologia e espero que tudo corra bem e se possam ver os benefícios do seu uso», afirmou Cech, em declarações à agência de notícias Kyodo.

Petr Cech foi uma das “vítimas” de um "golo fantasma" em 2005, na meia-final da Liga dos Campeões, que o Chelsea perdeu para o Liverpool (1-0), numa altura em que os londrinos eram treinados por José Mourinho.

A tecnologia GoalREF, que insere fios nos postes para criar um campo magnético em torno da linha de baliza, já foi utilizada quinta-feira no jogo inaugural do torneio, entre o Sanfreece Hiroshima (JAP) e o Auckland City (NZL), que os japoneses venceram por 1-0.

O "Olho de Falcão", sistema informático que, a partir de câmaras de vídeo de alta velocidade, traça a trajetória mais provável de uma bola, mediante um complexo método estatístico, foi estreado domingo na vitória por 3-1 dos mexicanos do Monterrey sobre os sul-coreanos do Ulsan Hyunday e no triunfo dos egípcios do Al-Ahly sobre o Sanfreece Hiroshima (2-1).

Em nenhum dos três jogos ocorreu qualquer lance passível de dúvida que pudesse testar eficazmente o sistema.

O campeão europeu Chelsea estreia-se na competição em Yokohama quinta-feira, defrontando o Monterrey na meia-final.