O governo britânico ordenou a realização de uma nova investigação à tragédia ocorrida no estádio de Hillsborough em 1989, na qual morreram 96 adeptos do clube de futebol Liverpool, anunciou hoje a ministra do interior, Theresa May.

Documentos secretos tornados públicos em setembro expuseram uma tentativa sofisticada da policia em culpar os adeptos do Liverpool, na meia-final da Taça de Inglaterra frente ao Notingham Forest, no estadio de Sheffield.

A nova investigação da polícia foi anunciada na quarta-feira, numa altura em que está a ser pedido ao Supremo Tribunal de Londres que anule o veredicto de morte acidental que ficou registado nos inquéritos realizados após os incidentes.

Em Inglaterra, um inquérito é realizado para determinar os factos em que ocorre uma morte inesperada, violenta ou em circunstâncias controversas. Os inquéritos não determinam a responsabilidade penal.

A tese de que as mortes no estádio do Sheffield foram acidentais sempre foi colocada em causa pelos familiares das vítimas, às quais uma investigação independente deu razão em setembro passado.

O documento, elaborado em 2011 com base em dados secretos, foi apresentado no Parlamento de Westminster pelo primeiro-ministro David Cameron e revelava que 41 pessoas podiam ter sido reanimadas se tivessem tido a atenção adequada.

Theresa May espera que a nova investigação seja «meticulosa» e que «haja justiça para as 96 vítimas e as famílias que por elas lutaram».