A Federação Inglesa de futebol (FA) homenageou hoje o antigo jogador e treinador Bobby Robson durante a comemoração dos 150 anos desde a sua fundação.

O evento contou com a presença de antigos dirigentes e treinadores da seleção inglesa, bem como de antigos jogadores, entre os quais os campeões do Mundo de 1966 Bobby Charlton, Martin Peters e George Cohen.

O presidente da Federação inglesa, David Bernstein, realçou a importância do futebol para o país, referindo as cerca de dois milhões de pessoas que praticam a modalidade, enquanto o atual selecionador falou do futuro, entendendo que 2013 é um ano “vital” para a seleção inglesa.

«O ano de 2013, no qual se celebra o nascimento da federação, em 1863, será um ano de vital importância, tendo em vista o apuramento para o Mundial de 2014 no Brasil», afirmou Roy Hodgson.

Como parte do programa de comemorações a FA anunciou a criação do “dia Bobby Robson”, a realizar-se a 10 de agosto de 2013. O dia terá como objetivo homenagear, quatro anos após a sua morte, os 60 anos de carreira desportiva de Sir Bobby Robson, antigo treinador de FC Porto e Sporting e que conduziu a Inglaterra às meias-finais do Campeonato do Mundo de 1990.

Além do “dia Bobby Robson”, a FA anunciou ainda a realização de jogos particulares com a Irlanda, Escócia e dois com a seleção brasileira, o primeiro em Wembley e o segundo no Rio de Janeiro.