A criação de um campeonato inglês de futebol foi motivo de uma carta, enviada em 02 de março de 1888, pelo então presidente do Aston Villa, William McGregor, para outros clubes britânicos. A competição arrancou seis meses depois com 12 participantes.

«Cada ano que passa está a tornar-se cada vez mais difícil os clubes de futebol cumprirem os seus compromissos particulares ou organizarem jogos amigáveis. A consequência é que, recentemente, os clubes estão obrigados a defrontar equipas que não atraem o público», escreveu o escocês, com a ambição de que «dez ou 12 dos mais proeminentes clubes ingleses organizassem jogos em casa e fora em cada época».

A missiva, que teve Blackburn Rovers, Bolton Wanderers, Preston North End, West Bromwich Albion e Aston Villa como destinatários, tinha como objetivo «chamar a atenção» e tentar agendar um encontro entre os clubes a 23 de março, em Londres, antes da final da Taça de Inglaterra.

Os dirigentes voltaram a encontrar-se em abril, em Manchester, onde decidiram batizar a futura competição de “The Football League”, que viria a iniciar-se em 08 de setembro de 1988, com 12 clubes (Accrington, Aston Villa, Blackburn Rovers, Bolton Wanderers, Burnley, Derby County, Everton, Notts County, Preston North End, Stoke, West Bromwich Albion e Wolverhampton Wanderers).

Só a partir de 21 de novembro de 1988 é que os organizadores decidiram premiar a vitória com dois pontos e o empate com um. Por isso, até essa altura não existiu classificação naquela que foi a primeira liga de futebol do Mundo.

Sem qualquer derrota, o Preston tornou-se o primeiro campeão inglês. Dois anos depois, a Irlanda do Norte, a Escócia e a Holanda deram início às respetivas competições.