O Liverpool anunciou hoje a realização de um minuto de silêncio antes da partida de domingo contra o West Ham, da 32.ª jornada da Liga inglesa de futebol, em memória das 96 vítimas mortais do desastre de Hillsborough.
A receção ao West Ham é o último jogo em Anfield Road antes do 24.º aniversário da tragédia de 15 de abril de 1989.
O desastre aconteceu no jogo das meias-finais da Taça de Inglaterra entre os “reds” e o Nottingham Forest no estádio do Sheffield Wednesday, em Hillsborough, que resultou na morte de 96 adeptos do Liverpool, esmagados pelo desabamento de uma das bancadas.
É também a primeira vez que data é assinalada desde que foi publicado, em setembro, um relatório que conclui que os adeptos do Liverpool não foram responsáveis pelo desastre, apontando como principal causa a falta de policiamento.
«Todos os dias relembramos aqueles que perderam as suas vidas. Durante a cerimónia, iremos acender uma vela por cada uma das vidas que se extinguiram prematuramente e a eterna chama do memorial de Hillsborough vai continuar a iluminar o nosso caminho através destes dias sombrios», disse a presidente do Grupo de Apoio às Famílias das Vítimas de Hillsborough, Margaret Aspinall, ao sítio do Liverpool na internet.
A cerimónia anual de homenagem às vítimas vai ter lugar no dia 15 em Anfield.