A perder desde os cinco minutos, golo de Nasri para o campeão City, o Tottenham nunca baixou os braços, mantendo mais iniciativas de ataque, e fez uma parte final de luxo, com três golos nos últimos 15 minutos.

A estrela Gareth Bale esteve em dois golos, assistiu Dempsey para o 1-1 (75 minutos) e marcou o terceiro as 82. E, pelo meio, foi Defoe a fazer o 2-1, colocando os “Spurs” pela primeira vez na frente, aos 79.

Com um ambiente de grande festa em White Hart Lane, o Tottenham garantiu a subida provisória ao quarto lugar, de acesso à Liga dos Campeões, com os mesmos 61 pontos do que o Chelsea, que ainda hoje visita o Liverpool em Anfield Road.

Na frente, o City manteve os mesmos 68 pontos e, caso o Manchester United vença na segunda-feira na receção ao Aston Villa, passará a ter 16 pontos de vantagem e garante o título, quando os “citizens” já só têm 15 em disputa.

Os “red devils”, comandados há muitos anos por Alex Ferguson e que contam no plantel com o português Nani, podem conquistar o 20.º título na Liga Inglesa, sendo já atualmente o clube com mais troféus (19 contra 18 do Liverpool).

No sábado, o Arsenal subiu provisoriamente ao terceiro lugar na Liga Inglesa de futebol, ao vencer no dérbi londrino com o Fulham (0-1), em Craven Cottage, embora o Chelsea tenha dois jogos em atraso para os “gunners”.