O Liverpool multou hoje o avançado Luis Suárez por morder o braço do defesa do Chelsea Branislav Ivanovic, anunciou o próprio jogador, que vai entregar o dinheiro aos familiares das vítimas da tragédia de Hillsborough.

«O clube multou-me pela minha conduta inaceitável de ontem [domingo]. Pediu que doe o dinheiro ao Grupo de Apoio das Famílias de Hillsborough pelo inconveniente causado aos adeptos do Liverpool e a Ivanovic», escreveu Suárez, de 26 anos, na sua conta da rede social Twitter.

A tragédia de Hillsborough vitimou 96 adeptos “reds” a 15 de abril de 1989, numa meia-final da Taça de Inglaterra entre o Liverpool e o Nottingham Forest.

Foi através do Twitter também que o jogador informou que tinha já pedido desculpas, por telefone, a Ivanovic por lhe ter mordido o braço direito na segunda parte do encontro da Liga inglesa entre o Liverpool e o Chelsea, que terminou com um empate (2-2).

O jogador pediu também desculpas à sua equipa, através de um comunicado, no qual qualifica a sua conduta de «indesculpável».

O Liverpool, por seu turno, também emitiu um comunicado no qual assinalava que a ação de Suárez tinha «dececionado» todos adeptos e responsáveis do clube.

A conduta do avançado uruguaio recebeu ainda a condenação do treinador da equipa, Brendan Rodgers, que considerou a ação «inaceitável» e sublinhou que «não há jogador ou treinador maior que o Liverpool».

No meio da polémica sobre o futuro imediato de Suárez, refletida na imprensa britânica, a Associação de Jogadores Profissionais do Reino Unido informou hoje que ofereceria ao Liverpool e a Suárez serviços de assessoria para aprender a controlar a sua ira.

O diretor executivo da associação, Gordon Taylor, assinalou que é «dececionante» e «vergonhoso» que um jogador, «cuja habilidade ninguém duvida», protagonize incidentes deste tipo, noticia a imprensa britânica.

«Temos que trabalhar duramente no controlo da sua ira. Preparamos assessores neste campo e oferecemos os seus serviços ao Liverpool e ao jogador», afirmou Taylor.

O jogador uruguaio, que não foi sancionado durante o jogo, já que o árbitro não viu a atitude do jogador, deverá esperar agora pela reação da Federação Inglesa, que poderá investigar o incidente.