O Manchester United conquistou hoje a liga inglesa de futebol pela 20.ª vez na história e reforçou o estatuto de equipa mais vencedora do troféu, que escapou a época passada para o rival City.

Com a vitória desta noite, na receção ao Aston Villa, em jogo da 34.ª jornada da "Premier League", o emblema inglês torna-se virtual campeão, a quatro jornadas do fim da competição, na qual já venceu 27 jogos, empatou três e perdeu quatro.

O emblema de Old Trafford reforçou o número de títulos conseguidos da liga inglesa, agora com 20 conquistas - cinco das quais nos últimos sete anos -, contra 18 do Liverpool, que já não vence o troféu desde a temporada 1989/90.

Esta é a 13.ª vitória pessoal do escocês Alex Ferguson enquanto treinador dos “red devils”, desde a época 1986/87, num total de 38 troféus conquistados, do qual se destacam duas Ligas dos Campeões (1998/89 e 2007/08).

De referir que o galês Ryan Giggs fez parte dessas 13 ligas inglesas conquistadas na era Ferguson, e que esta época completou o milésimo jogo da sua carreira profissional contra o Real Madrid, tendo marcado na "Premier League" pela 23ª temporada consecutiva desde a sua estreia, em 1990/91.

O holandês Robin Van Persie, contratado no início da época ao Arsenal, é o goleador da equipa e da prova, com 24 golos marcados até ao momento, mais um do que o uruguaio Suárez (Liverpool), num plantel onde também se destacam os ingleses Rooney, Carrick, Ferdinand e Scholes.

Com menos sorte, este ano, esteve Nani, tendo atuado apenas em dez jogos, numa época em que o internacional português tem perdido cada vez mais espaço no plantel dos “diabos vermelhos”.

Na edição atual da liga inglesa, o Manchester United apresenta o melhor ataque da prova com 78 golos marcados, somando 22 jogos consecutivos a marcar, desde a derrota (1-0) com o Norwich City, na 12.ª ronda.

A conquista da "Premier League" é a única da atual temporada, após a eliminação aos “pés” do Real Madrid nos oitavos de final da Liga dos Campeões, a exclusão da Taça de Inglaterra nos “quartos” pelo Chelsea, a mesma equipa que afastou o United da Taça da Liga Inglesa na quarta ronda.