O multimilionário norte-americano de origem paquistanesa Shahid Khan anunciou hoje ter chegado a um acordo para comprar o Fulham, clube inglês de futebol até agora propriedade do egípcio Mohamed Al Fayed.

Shahid Khan, proprietário dos Jacksonville Jaguars, equipa de futebol-americano da principal liga dos Estados Unidos (NFL), deverá desembolsar 150 milhões de libras (cerca de 173 milhões de euros) para adquirir 100% do capital o clube londrino, numa transação já aprovada pela Premier League.

O novo patrão do Fulham será apresentado em conferência de imprensa, marcada para as 12h00 de sábado.

«A minha prioridade é assegurar que o clube e o estádio Craven Cottage tenham ambos um longo futuro na Premier League do qual as gerações presentes e futuras se possam orgulhar. Vamos gerir o clube com prudência e atenção», lê-se num comunicado de Khan, de 62 anos, cuja fortuna é estimada pela revista Forbes em 2,5 mil milhões de dólares (cerca de 1,91 mil milhões de euros).

Al Fayed, de 84 anos, que tomou as rédeas do Fulham em 1997, transformou uma medíocre equipa de terceira divisão num clube de presença regular na Premier League, que atingiu a final da Liga Europa em 2010.