O Aston Villa protagonizou hoje a primeira grande surpresa da Primeira Liga inglesa de futebol, ao vencer por 3-1 no reduto do “eterno” candidato Arsenal, em encontro da jornada inaugural da prova.

A formação comandada pelo francês Arsene Wenger adiantou-se logo aos seis minutos, atrás do também gaulês Olivier Giroud, mas o conjunto de Birmingham viria a dar a volta ao encontro, com um “bis” do belga Christian Benteke, em dois penáltis.

O avançado dos forasteiros marcou aos 22 minutos, de cabeça, depois de o guarda-redes polaco Szczesny ter detido o seu castigo máximo, e, da segunda vez, já não perdoou, marcando de primeira.

Aos 67 minutos, o gaulês Laurent Koscielny, que cometeu o segundo penálti, foi expulso por acumulação de amarelos e, contra 10, em contra-ataque, os forasteiros ainda marcaram um terceiro golo, obra do espanhol Luna (ex-Maiorca).

Nos outros encontros da primeira ronda já realizados, destaque para o holandês Ricky van Wolfswinkel, ex-Sporting, que salvou o Norwich da derrota caseira face ao Everton, ao apontar o 2-2 final, aos 71 minutos.

Antes, os anfitriões adiantaram-se, aos 52 minutos, numa grande penalidade concretizada pelo escocês Steven Whittaker, mas os visitantes viraram para 1-2, com tentos de Ross Barkley, aos 61, e do irlandês Seamus Coleman, aos 65.

Em destaque, estiveram também o Fulham, que venceu fora o Sunderland por 1-0, graças a um tento do suíço Pajtin Kasami (53 minutos), e o Southampton, vencedor pelo mesmo resultado na casa do West Bromwich, com um tento de Rickie Lambert, aos 90 minutos, de penálti, num jogo em que apresentou José Fonte no “onze”.

Por seu lado, o West Ham, recebeu e bateu o recém-promovido Cardiff por 2-0, com tento de Joe Cole e Kevin Nolan. O avançado português Ricardo Vaz Té entrou quase sobre o final.

No primeiro jogo da prova, em Anfield Road, o Liverpool venceu o Stoke City por 1-0, graças ao avançado Daniel Sturridge e ao guarda-redes Simon Mignolet.

O internacional inglês marcou o único golo do encontro, com um pontapé de fora da área, aos 37 minutos, e o belga, contratado ao Sunderland por 10,6 milhões de euros, defendeu uma grande penalidade, e ainda a recarga, aos 89.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.