O Arsenal consolidou hoje a liderança do campeonato inglês de futebol, ao vencer por 3-0 no estádio do Cardiff City, ficando a aguardar pelos deslizes da concorrência nos jogos de domingo da 13.ª jornada da prova.

O médio Aaron Ramsey foi o principal responsável pelo sucesso dos londrinos, ao abrir e fechar a contagem com golos marcados aos 29 e 90 minutos, que apenas foram festejados pelos colegas de equipa, pois o galês limitou-se a levantar os braços, em sinal de respeito pelos adeptos da sua anterior equipa.

Apesar do triunfo robusto, os “gunners” passaram por algumas dificuldades perante o 17.º classificado, em especial antes de o médio francês Mathieu Flamini ter aumentado para 2-0 muito perto do fim, aos 86 minutos, pouco tempo depois de ter substituído o espanhol Cazorla.

O Arsenal passou a deter sete pontos de vantagem sobre o Chelsea, treinado pelo português José Mourinho, e o Liverpool, segundo e terceiro colocados, que apenas entram em ação no domingo, frente ao Southampton (sexto posicionado) e o Hull City (13.º), respetivamente.

O Everton obteve a maior goleada da ronda até ao momento, ao vencer por 4-0 na receção ao Stoke City, com golos de Gerard Deulofeu (45 minutos), Seamus Coleman (49), Bryan Oviedo (58) e Romelu Lukaku (79), igualando o número de pontos de Chelsea e Liverpool, mas tendo mais um jogo realizado.

O West Ham afastou-se do fundo da tabela classificativa, ao impor-se por 3-0 em casa ao Fulham, com três golos marcados durante a segunda parte, tal como o Norwich, que venceu por 1-0 na receção ao “lanterna vermelha” Crystal Palace, enquanto Aston Villa e Sunderland não foram além do “nulo”.

O campeão Manchester United só entrará em campo no domingo, no estádio do Tottenham, no qual o treinador português André Villas-Boas está a ser muito contestado devido aos maus resultados, no mesmo dia em que o rival Manchester City, outro forte candidato ao título, receberá o Swansea.