A Liga inglesa de futetol anunciou hoje que todos os jogos da 15.ª jornada serão precedidos de um minuto de aplausos em honra a Nelson Mandela, que morreu na quinta-feira à noite em sua casa, em Joanesburgo.

«Os encontros deste fim de semana serão precedidos de um minuto de aplausos para recordar a vida e os feitos de Nelson Mandela», indicou a Premier League.

A Federação Inglesa de Futebol (FA) lamentou hoje a sua morte e destacou, em especial, que o antigo presidente sul-africano tinha uma grande «capacidade para perdoar».

O presidente da FA, Greg Dyke, considerou que Mandela foi «uma das maiores figuras da sua geração» e recordou que em 2003 reuniu-se com o antigo chefe de estado, juntamente com uma delegação de jogadores ingleses como David Beckham e Michael Owen.

«Nelson Mandela tinha essa extraordinária capacidade de viver através da injustiça real, que o converteu numa das grandes figuras da sua geração», concluiu o presidente da FA.

Já o jogador inglês David Beckham afirmou ter sido «uma honra conhecer um homem que queria bem a tantas pessoas». «Perdemos um cavalheiro e um ser humano muito valente», escreveu na sua conta Twitter.

Previamente, o lendário antigo jogador do Manchester United Bobby Charlton, amigo pessoal de Mandela, havia pedido «a celebração da vida» de "Madiba".

«Sinto-me abençoado por ter vivido durante a sua vida e também privilegiado de o ter conhecido e ter estado com ele em várias ocasiões. Que deus receba bem o meu amigo Madiba», declarou o maior goleador da história do Manchester United.

Mandela era um grande fã do futebol, tendo inclusive recebido o português Cristiano Ronaldo durante o Campeonato do Mundo de 2010 na África do Sul.

A morte de Nelson Mandela, aos 95 anos, foi anunciada, na quinta-feira, pelo Presidente da República da África do Sul, Jacob Zuma, numa comunicação televisiva.

Líder da luta contra o "apartheid", Nelson Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, entre 1994 e 1999.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.