O Tottenham, de André Villas-Boas, conseguiu hoje um triunfo "suado" em casa do último classificado na Liga inglesa de futebol, o Sunderland (2-1), e subiu ao sexto lugar, em igualdade com o Everton, quinto.

André Villas-Boas teve que sofrer para ver a sua equipa sair do Stadium of Light com um triunfo, num jogo em que a equipa dos “spurs” podia ter sentenciado o resultado, quando o avançado Jermaine Defoe viu dois remates baterem nos postes.

O Tottenham até esteve em desvantagem, depois de o guarda-redes francês Lloris ter aliviado mal um cruzamento, deixando a bola à mercê de Johnson para o 1-0, aos 37 minutos, mas o Tottenham reagiu pouco depois, com golo de Paulinho, aos 43.

No segundo tempo, um autogolo de O’Shea, aos 50 minutos, deu a vantagem à equipa de Villas-Boas, que dominou a segunda parte, mas ainda se viu pressionada nos instantes finais.

Villas-Boas ainda pôde ficar satisfeito por o árbitro, perto do final, não ter visto uma mão de Sandro para grande penalidade favorável ao Sunderland.

Em todo o caso, o triunfo deixou os londrinos no sexto lugar, com os mesmos 27 pontos do Everton (5.º).

No domingo, o Arsenal poderá dilatar a vantagem na liderança, na receção ao Everton, depois da derrota de hoje do Chelsea, em casa do Stoke City (3-2) e do empate do Manchester City no terreno do Southampton (1-1).

A 15.ª jornada da Liga inglesa de futebol começou com uma derrota cedo de outro “grande”, o Manchester United, que ocupa provisoriamente o nono lugar, depois de perder ao início da tarde em casa com o Newcastle (1-0).

Beneficiado na ronda foi o Liverpool, que subiu ao segundo lugar, depois de golear em Anfield Road o West Ham (4-1).

Os jogos da Primeira Liga inglesa foram antecedidos de um minuto de aplausos em memória de Nelson Mandela, antigo presidente da África do Sul que morreu na quinta-feira.