Arsenal e Chelsea defrontam-se esta segunda-feira para a liga inglesa com a liderança do campeonato em disputa, sendo que no caso da vitória do Chelsea a equipa de Mourinho sobe ao segundo lugar.

No 10.º derby londrino entre Arsène Wenger e José Mourinho, o técnico português leva a vantagem histórica de nunca ter perdido para os "gunners" em jogos do campeonato inglês com cinco vitórias e quatro empates.

A equipa de José Mourinho visita o reduto dos "gunners" com o primeiro lugar em mente, embora o triunfo chegue apenas para o segundo lugar, enquanto a formação de Wenger procura voltar à liderança isolada do campeonato inglês, liderado à condição pelo Liverpool.

O Arsenal apresenta "melhores números" do que os rivais londrinos com 33 golos marcados e 17 sofridos. A equipa de Wenger soma ainda 11 triunfos, dois empates e três derrotas ao passo que a formação comandada por José Mourinho apresenta 10 triunfos, três empates e três derrotas com 32 golos marcados e 18 sofridos.

Na antevisão do derby, Mourinho desvalorizou a história recente entre Arsenal e Chelsea e garantiu que o jogo desta noite não se trata de um duelo entre si e Arsène Wenger.

«Não sou eu contra Wenger, é o meu Chelsea contra o Arsenal dele. Isso não entra em campo na segunda-feira», disse em conferência de imprensa, tendo como base a vantagem nos confrontos com Wenger.

«Não penso que vamos ter qualquer vantagem psicológica. Julgo que jogámos melhor e merecemos vencer esses jogos. Lembro-me apenas de um jogo em casa em que estivemos perto de perder [em 2006], no qual Essien marcou o golo do empate perto do fim», acrescentou.

Para além do reencontro com Arsène Wenger, Mourinho vai defrontar também Mesut Özil, internacional alemão que treinou no Real Madrid e que hoje deve ser titular no Emirates, onde às 20h00.