A Federação Inglesa de Futebol (FA) abriu hoje um inquérito a Nicolas Anelka, avançado do West Bromwich Albion, pelo francês ter festejado um dos golos que marcou perante o West Ham (3-3) com um gesto alegadamente antissemita.

Em jogo da 19.ª jornada da Liga inglesa, Anelka marcou dois golos e, durante as celebrações do primeiro, uso o “quenelle”, um gesto considerado ofensivo em França pela comunidade judaica e que, recentemente, tem sido usado por um comediante gaulês Dieudonne.

A comunidade judaica, que entretanto já pediu à FA que castigue Anelka, classifica o “quenelle” como uma forma de saudação nazi invertida, sendo que, por isso, está a gerar muita polémica em França, tendo o governo local já intervindo.

Na sua conta da rede social Twitter, Anelka explicou que o gesto foi apenas uma forma de homenagear o comediante Dieudonne, um dos seus «melhores amigos», mas mesmo assim o avançado de 34 anos está a ser alvo de muitas críticas em França.

Em declarações à imprensa, a ministra do Desporto, Valérie Fourneyron, ficou «chocada» com a atitude «repugnante» de Anelka e considerou que no futebol «não há lugar para antissemitismo e incitação ao ódio».

Depois desta reações, a FA decidiu abrir um inquérito ao gesto de Anelka, sendo que o antigo avançado do Chelsea e Arsenal arrisca uma pesada punição.