Everton, Tottenham e o campeão Manchester United não vacilaram hoje na luta pelos primeiros lugares do campeonato inglês de futebol, imitando o líder Chelsea ao vencerem pela mesma margem (2-0) os respetivos jogos da 21,ª jornada da prova.

Everton e Tottenham subiram ao quarto e quinto lugares da competição, ultrapassando o Liverpool, sexto colocado, que apenas entra em ação no domingo, no estádio do Stoke, enquanto o Manchester United manteve-se no sétimo posto, mas reduziu para dois pontos o atraso para os “reds”.

O campeão em título tardou em encontrar o caminho para a baliza do Swansea, 13.º posicionado, conseguindo resolver o encontro a seu favor nos minutos iniciais da segunda parte, graças aos remates certeiros do avançado equatoriano Antonio Valencia, aos 47, e do avançado Danny Welbeck, aos 59.

O triunfo do Tottenham sobre o “lanterna vermelha” Crystal Palace foi igualmente sofrido, com a antiga equipa do treinador português André Villas-Boas a beneficiar da falta da pontaria de Jason Puncheon, que falhou uma grande penalidade aos oito minutos, antes de Christian Eriksen (50) e Jermain Defoe (72) fixarem o resultado.

O Everton deparou-se com menos dificuldades para se impor em casa ao Norwich, 15.º posicionado, resolvendo a questão a seu favor com um golo marcado em cada parte, por intermédio do médio Gareth Barry, aos 23 minutos, e do avançado belga Kevin Mirallas, aos 59.

Horas antes, o Chelsea, treinado pelo português José Mourinho, também se tinha imposto por 2-0 na receção Hull City, no jogo de abertura da 21.ª ronda, isolando-se na liderança da prova, apesar de só na segunda parte ter quebrado a resistência do 10.º classificado.

A equipa londrina, que bateu o Hull com golos do médio belga Eden Hazard, aos 56 minutos, e do avançado espanhol Fernando Torres, aos 87, assumiu o comando com um ponto de vantagem sobre o Arsenal, mas o rival citadino pode recuperar o comando isolado na segunda-feira, caso vença no estádio do Aston Villa, no encerramento da ronda.

Antes disso, no domingo, o Manchester City, terceiro classificado, com menos um ponto do que os “gunners”, procurará ultrapassar as duas equipas da capital inglesa, o que só conseguirá com um triunfo no reduto do Newcaslte.