José Mourinho considerou a Premier League como o campeonato mais exigente e difícil da Europa.

Em entrevista ao jornal London Evening Standard, o treinador português do Chelsea aludiu à sua própria experiência profissional para justificar a valorização do futebol inglês em detrimento do espanhol. 

«Se fosse jogador não deixaria a Premier League. A melhor liga para crescer é a liga mais difícil. É esta a opinião de quem trabalhou neste país e no estrangeiro. Depois disso, o sítio mais indicado para mostrares que és bom são os campeonatos mais fáceis, não os mais difíceis. Em Inglaterra não fazes 100 pontos nem marcas 125 golos, a não ser que o Manchester City o consiga fazer esta época», referiu Mourinho, em alusão aos seus recordes no Real Madrid.

O técnico do Chelsea foi mais longe e admitiu que Real e Barcelona são aliciantes e que também ele próprio 'caiu em tentação'. «É mais fácil ter sucesso no estrangeiro. Se fores um avançado e jogadores no Barcelona ou no Real Madrid, é mais fácil fazer 50 golos do que se estiveres em Inglaterra. Claro que estes clubes são bastante atrativos para os jogadores, é compreensível e não os podemos culpar por isso. Como treinador também tive esse instinto, eu próprio quis ir para Madrid», rematou.