Onze clubes da Liga Inglesa de futebol assinaram uma carta em que se comprometem a lutar contra a homofobia, anunciaram esta quarta-feira os organizadores da campanha.
O Chelsea, cuja equipa é treinada por José Mourinho, é um dos clubes envolvidos na campanha, juntamente com Arsenal, Aston Villa, Crystal Palace, Everton, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Stoke City, Sunderland e West Ham.
"Nós, enquanto jogadores e modelos para a sociedade, reconhecemos a importância do projeto 'Futebol contra a homofobia'", disse Kevin Nolan, capitão do West Ham, clube que iniciou esta campanha de um mês no sábado passado, antes do jogo com o Swansea, utilizando camisolas com cores e uma frase alusivas à campanha.
"O tema não é o 'sair do armário' de alguns jogadores. Somos todos nós, jogadores e adeptos heterossexuais preocupados todas as semanas, que queremos envolver-nos e realizar ações visíveis para combater esse flagelo", explicou Lou Englefield, organizador desta campanha.
No mês passado, o ex-internacional alemão Thomas Hitzlsperger tornou-se o primeiro futebolista de renome a assumir a sua homossexualidade. O antigo jogador inglês Justin Fashanu foi o primeiro a tornar pública a mesma orientação sexual, em 1990, oito anos antes de cometer suicídio.