O técnico do Newcastle, Alan Pardew, expulso no sábado após ter dado uma cabeçada a um jogador do Hull, está a ser alvo de um processo disciplinar da Federação Inglesa de futebol (FA) por "conduta imprópria".

"O técnico do Newcastle Alan Pardew está a ser alvo de um processo devido ao incidente na partida com o Hull em 1 de março de 2014. Ao minuto 72, Pardew teve um comportamento impróprio para com um jogador do Hull", indica um comunicado da FA.

A federação precisou que, "face à gravidade e/ou natureza agressiva deste comportamento, o caso foi classificado como de caráter excecional", acrescentando que Alan Pardew terá de responder à acusação até às 18h00 de quinta-feira.

Alan Pardew deu uma cabeçada ao médio do Hull David Meyler e foi multado pelo Newcastle em 100.000 libras esterlinas (121.328 euros).

Apesar da vitória do Newcastle no terreno do adversário por 4-1, o técnico infringiu as regras, depois de um jogador da equipa adversária lhe empurrar o braço para tentar recuperar uma bola que tinha acabado de ultrapassar a linha lateral.

Quando Meyler tentou prosseguir o jogo, Pardew gritou-lhe e deu-lhe uma cabeçada, tendo sido expulso, e, apesar do pedido de desculpas imediato, o técnico arrisca-se a ser sancionado com uma pesada suspensão.

"Foi no calor do jogo. Lamento profundamente e no futuro é melhor que fique sentado. Evidentemente, eu não tinha a intenção de agredir. Eu peço desculpa, até porque represento um grande clube e este é já o segundo ou terceiro incidente em que estou implicado", declarou.

Desde o ano passado, Pardew já teve desavenças com os técnicos Paolo Di Canio, Mauricio Pochettino e Manuel Pellegrini.

"Penso que o Alan sabe que foi estúpido e pediu desculpa. A quente, todos fazemos coisas impensáveis e ele já lamentou o caso", comentou o treinador do Hull, Steve Bruce.