A versão portuguesa da autobiografia do escocês Alex Ferguson, na qual o antigo treinador considera Cristiano Ronaldo o melhor futebolista que treinou, vai ser colocada à venda na terça-feira em Portugal.
O livro intitulado “A minha autobiografia”, da autoria do técnico que esteve 27 anos no comando do Manchester United, treinando os portugueses Nani e Bebé, além do atual “capitão” da seleção portuguesa, ao qual não poupou elogios.
“Cristiano Ronaldo foi o jogador mais dotado que treinei. Ultrapassou todos os outros grandes com os quais trabalhei no United. E foram muitos”, assim começa o capítulo dedicado ao avançado do Real Madrid, admitindo apenas comparações com o galês Ryan Giggs e com o britânico Paul Scholes.
O escocês recorda alguns detalhes da transferência do “feiticeiro” Ronaldo para os “merengues”, nomeadamente conversas com Carlos Queiroz e com o agente FIFA Jorge Mendes, mas também a forma como o português foi descoberto pelos "red devils" quando já jogava no Sporting.
Entre os vários momentos históricos e as personalidades referidas na sua autobiografia, Ferguson destaca outro português, José Mourinho, a quem apelida de amigo e de “rival especial”, garantindo ter percebido que o técnico seria “uma potencial ameaça” logo na conferência de imprensa de apresentação no Chelsea, em 2004, quando assumiu ser “the special one”.