O Liverpool ascendeu hoje à liderança da Liga inglesa de futebol, ao golear o Tottenham por 4-0, em encontro da 32.ª jornada, aproveitando o deslize do Chelsea, que perdeu por 1-0 na casa do Crystal Palace, no sábado.

A goleada começou cedo a ser desenhada em Anfield Road, logo aos dois minutos, quando o defesa central francês Younes Kaboul fez um autogolo, que colocou o Liverpool na frente do marcador e abriu caminho a uma exibição convincente.

O internacional uruguaio Luiz Suárez aumentou para 2-0, aos 25 minutos, e, já na segunda parte, o brasileiro Philippe Coutinho, aos 55, assinou o terceiro golo, cabendo ao médio Jordan Henderson fechar o resultado, aos 75, de livre direto.

O Liverpool soma 18 títulos ingleses, mas já não vencer o campeonato há 24 anos, mais precisamente desde 1989/90. Então, somava mais 11 cetros do que o Manchester United, enquanto agora conta menos dois, tendo descido ao segundo lugar do ranking.

O triunfo de hoje permitiu ao Liverpool assumir a liderança isolada da Liga inglesa, com 71 pontos, mais dois do que o Chelsea e mais quatro do que o Manchester City, o qual, todavia, tem dois jogos em atraso. O Arsenal está a sete.

A equipa orientada por José Mourinho perdeu por 1-0 do terreno do Crystal Palace, na segunda derrota consecutiva fora de casa (a anterior ocorreu no terreno do Aston Villa), e pode ter comprometido a sua candidatura ao título quando faltam apenas seis jornadas para o final do campeonato.

O empate caseiro do Arsenal a um golo frente ao Manchester City, no sábado, naquele que foi o jogo grande da jornada, comprometeu seriamente as hipóteses da equipa orientada por Arséne Wenger conquistar o título.

No outro jogo hoje disputado, o Everton, quinto classificado, foi vencer por 3-1 ao terreno do Fulham e ameaça agora o quarto posto do Arsenal, do qual dista quatro pontos, que podem passar a ser um apenas, caso a equipa da cidade dos Beattles vença o jogo que tem em atraso.

A 32.ª jornada encerra na segunda-feira, com a receção do Sunderland ao West Ham.