Os futebolistas Yannick Sagbo e Benoit Assou-Ekotto foram hoje acusados de conduta imprópria pela Federação Inglesa de Futebol (FA) por terem publicado fotos com a polémica “quenelle” nas redes sociais.
A “quenelle” é considerada um gesto antissemita e foi tornada famosa quando o jogador o francês Nicolas Anelka, do West Bromwich, fez o gesto a 28 de dezembro, ao celebrar um golo contra o West Ham, o que lhe valeu uma sanção por cinco jogos, apesar de se ter defendido, alegando que estava apenas a mostrar-se solidário com o comediante e seu amigo Dieudonne M'Bala M'Bala, processado em França.
No entanto, o francês foi despedido pelo seu clube, a 14 de março, por “conduta grosseira”.
Hoje a FA decidiu instaurar um inquérito a Yannick Sagbo, do Hull City, e a Benoit Assou-Ekotto, do Queen Park Rangers.
“Tendo considerado os factos particulares de cada caso com extremo cuidado na reunião com o nosso perito, a FA acusou hoje o senhor Assou-Ekotto e o senhor Sagbo de conduta imprópria em relação às suas publicações no Twitter”, disse a entidade, indicando que ambos têm até 08 de abril para se defender das acusações.
Assou-Ekotto publicou no Twitter, depois de Anelka fazer o gesto, a frase: “Saúdo-te homem pela bonita quenelle”.
A federação emitiu também advertências contra Samir Nasri, do Manchester City, e Mamadou Sakho, do Liverpool, por incidentes semelhantes.
Nasri foi fotografado a fazer a “quenelle” numa publicação no Twitter, mas explicou a sua conduta a 30 de dezembro, garantindo que publicou a foto dois meses antes de Anelka fazer o gesto, como meio de contestação do sistema.
Já Sakho publicou uma foto da “quenelle” em novembro, tendo assegurado depois não saber qual o significado do gesto.