Um golo solitário do senegalês Demba Ba deu hoje a vitória ao Chelsea em casa do Swansea (1-0) e manteve José Mourinho na linha da frente e na discussão pelo título inglês de futebol.

A jogar frente a um Swansea reduzido a dez desde os 16 minutos (duplo amarelo e expulsão do espanhol Chico) e apesar do domínio dos “blues”, foi preciso esperar largos minutos para que o marcador mexesse.

O ex-benfiquista Nemanja Matic desmarcou Ba, que, num remate não muito forte – com algumas culpas para o guarda-redes holandês Vorm, que viu a bola passar-lhe por debaixo do braço – fez o seu quarto golo na Liga.

O triunfo deixa o Chelsea (75) na segunda posição, dois pontos atrás de Liverpool (77), enquanto o Manchester City é terceiro (70), mas com menos dois jogos disputados: a 16 de abril, joga com o Sunderland, e 07 de maio com Aston Villa, ambos em casa).

A quatro jornadas do fim o título está ao rubro, com uma reta final que se adivinha imprópria para cardíacos e quando o Liverpool ainda terá que receber o Chelsea, em Anfield Road dentro de duas semanas.

Hoje, os “reds” tiveram uma tarde importantíssima, venceram o City (3-2) e ficaram a depender apenas de si para chegarem ao título, algo que lhes foge há 24 anos, desde 1990.

O jogo foi antecedido de um minuto de silêncio em memória das vítimas do desastre de Hillsborough, a dois dias de se assinalarem os 25 anos da tragédia que vitimou 96 adeptos do Liverpool numa meia-final da Taça de Inglaterra, a 15 de abril de 1989.

Antes do jogo cumpriu-se um minuto de silêncio e as duas equipas usaram fumos negros. Todos os jogos em Inglaterra foram marcados para sete minutos depois do previsto, para refletir o momento em que se deu a tragédia de Hillsborough.