O Chelsea caiu aos pés do aflito Norwich (18.º), ao empatar hoje sem golos em Stamford Bridge, num jogo em que praticamente hipotecou quaisquer hipóteses de ser campeão inglês de futebol.

Matematicamente é possível, mas muito improvável.

A equipa de José Mourinho só tem mais uma jornada para disputar e segue com 79 pontos, atrás do Manchester City e Liverpool, com menos dois jogos e 80 pontos cada.

José Mourinho deixou no banco o belga Eden Hazard, o melhor marcador da equipa, depois de o jogador ter dito a seguir à meia-final em que perdeu com o Atlético Madrid que os “blues” não foram feitos para jogar futebol, mas sim em contra-ataque.

Uma polémica a que o técnico português respondeu dizendo que as críticas de Hazard eram normais, porque se trata de um jogador que não é capaz de se sacrificar pela equipa.

O belga começou o jogo de hoje no banco, mas o intervalo acabaria por entrar para o lugar de Mohamed Salah.

Também hoje, um golo do avançado francês Olivier Giroud permitiu ao Arsenal vencer em casa o West Bromwinch e segurar, no mínimo, o quarto lugar, o último de acesso à Liga dos Campeões, na Liga inglesa de futebol.

A derrota de sábado do Everton (quinto classificado) frente ao Manchester City não deixa que a equipa de Liverpool ainda possa chegar à zona da "Champions", quando o Arsenal tem 73 pontos (dois jogos por disputar) e o Everton 69 (um jogo).

O título inglês está bem encaminhado para o City, que, em caso de empate nas contas finais com o Liverpool, leva vantagem, devido a deter uma maior diferença entre golos marcados e sofridos.

O Liverpool, cuja derrota em casa com o Chelsea no último fim de semana (2-0) pode ter sido “fatal”, tem a possibilidade de regressar na segunda-feira ao topo, na visita ao Crystal Palace, mas terá sempre mais um jogo disputado.

A 37.ª e penúltima jornada “assistiu” ainda a nova derrota do Manchester United, em casa frente ao Sunderland (1-0), o que contribuiu para as descidas de Fulham, depois de 13 anos na “Premier”, e de Cardiff.