O quarto título de campeão inglês de futebol hoje conquistado pelo Manchester City acontece com o intervalo de uma época desde a conquista anterior, na edição de 2011/12, então sob a batuta do italiano Roberto Mancini.
A equipa este ano treinada pelo chileno Manuel Pellegrini resgatou o “cetro” aos rivais e vizinhos do United, que esta época estiveram muito abaixo do desempenho a que habituaram os adeptos espalhados pelo Mundo, falhando, inclusive, o apuramento para uma taça europeia.
Além do valor desportivo e óbvio desta vitória, a conquista dois títulos em três anos ajuda a comprovar a estratégia vencedora do proprietário do clube: Khaldoon Al Mubarak, empresário nascido nos Emirados Árabes Unidos, e que preside os destinos dos “citizens” desde 2009.
Aliás, basta recordar que os dois títulos anteriores do “City” remontam a 1936/37 e 1967/68, ou seja, um interregno superior a 40 anos, durante o qual os “azuis celestes” andaram muito longe da luta pelo topo do futebol inglês, tendo mesmo passado pela segunda liga, que venceram em 2001/2002.
O Manchester City termina a campanha na “Premier League” 2013/14 com 27 vitórias, cinco empates e seis derrotas, e com mais quatro pontos que o Liverpool, segundo classificado.
O seu melhor marcador, apesar dos nomes sonantes na frente de ataque, é o médio costa-marfinense Yaya Touré, com 20 golos, seguido pelo argentino Kun Aguero (17) e pelo bósnio-herzegovino Edin Dzeko (16).