O Tottenham, da liga inglesa de futebol, anunciou hoje a contratação do treinador argentino Mauricio Pochettino por um período de cinco temporadas.

O novo técnico chega a White Hart Lane após guiar o Southampton à sua melhor classificação de sempre no campeonato - um oitavo lugar – e ter lançado alguns jogadores que se destacaram durante a época, como Luke Shaw, Adam Lallana, James Ward-Prowse e Calum Chambers.

Pochettino, de 42 anos, esteve uma época e meia no Southampton, depois de ter iniciado a carreira de treinador no Espanyol, da liga espanhola, no qual, após uma experiência de dois jogos como interino em 2008/09, permaneceu duas temporadas e meia como técnico principal.

“Este é um clube com uma história tremenda e muito prestígio, pelo que me sinto honrado pela oportunidade que me foi concedida. O Tottenham está recheado de talento de primeira classe e estou ansioso por começar a trabalhar num clube que é apreciado em todo o mundo”, disse o técnico, em comunicado no sítio oficial do clube.

Pochettino, que distribuiu a sua carreira de futebolista por Newell’s Old Boys (1988-1994), Espanyol (1994-2000 e 2004-2006), PSG (2001-2003) e Bordéus (2003), terá a companhia dos adjuntos Jesús Pérez, Miguel D'Agostino e Toni Jiménez (treinador de guarda-redes).

“Acredito que, com a sua elevada energia e futebol de ataque rapidamente se encontre com o estilo de futebol que associamos ao nosso clube”, afirmou o administrador executivo do Tottenham, Daniel Levy, em comunicado, acrescentando que o treinador “já provou ter competência para tirar o melhor de cada jogador, assim como criar bom espírito de equipa e mentalidade vencedora”.