Gary Ferguson, um adepto do Sunderland, provou que nem sempre as cores futebolísticas distanciam as pessoas. O inglês reuniu cerca de 32 mil euros para homenagear dois fãs do… rival Newcastle.

John Alder, de 63 anos, e Liam Sweeney, com 28, eram duas das 298 pessoas que viajavam para a Nova Zelândia no voo da Malasya Airlines quando o aparelho em que voavam foi abatido na Ucrânia, perto da fronteira com a Rússia.

O objetivo inicial desta iniciativa era recolher cem libras para entregar à família das vítimas, mas os adeptos de Newcastle, Sunderland e de outros clubes ingleses ficaram sensibilizados com a iniciativa e começaram a contribuir em massa. Os familiares já anunciaram que todo o dinheiro extra amealhado servirá para entregar às fundações Bobby Robson e Marie Curie.

“Podemos ser fãs do Sunderland, que tradicionalmente têm uma tórrida rivalidade com os do Newcastle, mas há coisas bem mais importantes do que qualquer jogo de futebol. A notícia da morte dos dois adeptos deixou-nos chocados e profundamente tristes”, disse Gary Ferguson à gofundme.com.

Os dois adeptos ingleses mortos na queda do avião apenas pretendiam acompanhar a digressão dos “Magpies”, que estagiam na Austrália antes do início da época, a 16 de agosto.

O Newcastle já homenageou as duas vítimas no encontro diante do Sidney FC, onde colocou dois ramos de flores em duas cadeiras nas bancadas do estádio, e anunciou que usará fumos negros durante o resto dos jogos na Nova Zelândia. Além disso, no primeiro encontro em St. James Park, Adler e Sweeney receberão mais uma homenagem.